O “Teixo de Fortingall”, uma das árvores mais antigas da Europa. |
Botânicos do Royal Botanic Garden de Edimburgo Perceberam três bagas em um galho no alto da árvore, localizada no pátio de uma antiga igreja em Fortingall, e estão analisando eles, este é um procedimento padrão do projeto de conservação eles afirmam.
“Os teixos são conhecidos por mudar de sexo, o que torna isso interessante é a descoberta em uma arvore tão especial”, comenta o Doutor Max Coleman do Royal Botanic Garden.
“Este é um evento raro (…) e não completamente explicado”, disse o cientista, que afirma que esta tendência poderia ser devido a uma mudança no equilíbrio hormonal do teixo.
Os teixos são conhecidos por mudar de sexo |
“O estresse ambiental é uma das coisas que pode ter causado” esse fenômeno, acrescentou. A árvore está saudável, e suas transformações terão nossa especial atenção”, assegurou Max Coleman.
O teixo está no pátio de uma antiga igreja. Apesar de ser chamada pela imprensa britânica como a “árvore mais antiga” do Reino Unido, a sua idade exata ainda não foi determinada. Para dar uma avaliação, os cientistas compararam seu tamanho atual com as medidas tomadas há vários séculos.
A verdade é que, se um teixo de 5,000 anos pode mudar de sexo, porque nós ficamos de “briguinhas” por isso? Que tal tentar ser mais tolerante com os outros?
A reportagem original pode ser encontrada no site do jornal britânico The Guardian.