Laço cor de rosa, símbolo universal do Outubro Rosa. |
O movimento Outubro Rosa começou nos Estados Unidos, onde vários estados executavam ações isoladas referente ao câncer de mama em outubro. O congresso americano decidiu então que o mês de outubro seria o mês de prevenção ao câncer de mama.
Um dos eventos promovidos durante o Outubro Rosa |
Já no ano de 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama) e etc.
Uma ação bem comum ao redor do globo é a iluminação de prédios públicos, pontes, teatros e monumentos. Essa ação surgiu posteriormente mas ninguém sabe onde foi sua origem ao certo. O importante é que essa é uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.
A iluminação rosa, a linguagem universal do movimento! |
A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.