Muito se fala nos dias de hoje sobre a importância e os benefícios de manter uma vida ativa e equilibrada, com atividades físicas regulares e cuidados com a saúde mental.
Reforçamos a importância do cuidado que precisamos ter com nossa saúde física, mental e social. Mas nosso papel aqui é também orientar nossos clientes e leitores sobre sua saúde sexual.
Hoje queremos falar, especialmente com pessoas que têm vulva, sobre um tema que ainda não é muito discutido em rodas de conversa de bar, nem mesmo entre pessoas mais íntimas.
E que, apesar de ser visto como uma prática exclusivamente para o aumento do prazer é, também, uma prática de saúde.
Estamos falando do pompoarismo.
and sexuality |
O pompoarismo é uma técnica utilizada para aumentar o controle da musculatura pélvica e otimizar a sensibilidade da vagina, tanto para contração quanto para o relaxamento.
De origem oriental e derivada do tantra, a prática de pompoarismo, também chamado Kegel, consiste na contração e relaxamento do músculo pubococcígeo, encontrado em ambos os sexos, que se estende desde o osso púbico até o cóccix e forma o assoalho da cavidade pélvica, apoiando os órgãos pélvicos.
O principal objetivo é o aumento do prazer sexual, mas como resultado encontramos diversos benefícios.
No caso de pessoas com vagina o domínio da técnica se dá através de exercícios realizados com o auxílio dos ben-wa, que são pequenas bolas ligadas através de um cordão de nylon ou silicone, conhecidas também como bolinhas tailandesas.
Já para pessoas com pênis o desenvolvimento é através da contração na musculatura no esfíncter e dos músculos do períneo.
O ben-wa é das ferramentas para a prática de pompoarismo |
Os cones vaginais, conhecidos como “pesos vaginais” ou “cones para pompoarismo”, são outro acessório muito utilizado na fisioterapia pélvica, inclusive no tratamento de incontinência urinária.
Trata-se de pequenas cápsulas anatômicas com um formato cônico, confeccionado em estrutura de aço inoxidável e revestido com uma camada plástica, que ajuda a exercitar a musculatura pélvica. As principais funções dos cones são a de fortalecer o assoalho pélvico e melhorar a coordenação motora perineal.
Quando inserido na vagina, o cone com peso apropriado irá estimular os músculos do assoalho pélvico, que vão se contrair ao redor do cone para retê-lo. Os cones são encontrados individualmente ou em kit com pesos diferentes, que variam de 20g a 70g.
O cone possui um cordão ou fio de silicone para facilitar a remoção e ajudar no manuseio |
Conteúdo
Tá, mas quais são os benefícios do pompoarismo afinal?
A prática destes exercícios melhora não só a vida sexual, mas também a gravidez e o parto, pois ajuda a fortalecer os músculos que suportam o útero e o peso da barriga, assim como controla a musculatura e facilita a saída do bebê.
Como falamos, o pompoarismo é uma forma de ginástica e, como tal, age fortalecendo a musculatura. Nesse caso, são beneficiados os músculos da uretra, esfíncter vaginal, clitóris, do canal vaginal e ânus. Em consequência, a saúde íntima é favorecida.
Outros benefícios podem ser listados:
- Auxilia no controle voluntário do relaxamento da musculatura, importante no tratamento do vaginismo
- Trata e previne a incontinência urinária leve
- Fortalece e auxilia na reparação da musculatura após o parto
- Aumento da autoestima
- Melhora da libido
- Alivia as cólicas menstruais
- Regula o ciclo menstrual
- Diminui os sintomas da menopausa
- Melhora o desempenho sexual
- Previne a flacidez vaginal
Exercícios de pompoarismo auxiliam no processo e na recuperação do parto |
Como aprender a pompoar?
Na internet, existem muitos guias para iniciantes e vídeos que ensinam técnicas de pompoarismo com e sem acessórios. Se você tem interesse em começar a praticar esse tipo de exercício reserve um tempo para pesquisar e estudar sobre.
É importante estudar bastante sobre o assunto e, se possível, buscar orientação de um profissional certificado, como fisioterapeutas pélvicos, terapeutas sexuais ou sexólogos, por exemplo.
Assim como o pompoarismo, a terapia sexual é uma tendência em ascensão, sendo recomendada a todos que desejam maior qualidade em suas relações íntimas, especialmente para quem vivencia algum entrave, inibição ou dificuldade de caráter psicológico.
Busque conhecimento e orientação profissional |
E como praticar?
Depois de estudar sobre a prática, os benefícios e os exercícios de pompoarismo chegou a hora de praticar.
Estipule uma rotina para praticar os exercícios e escolha um ambiente tranquilo para dedicar esse tempo a você, controlando sua respiração e percebendo suas emoções.
Para iniciar a prática de pompoarismo é possível realizar exercícios simples de contração e relaxamento sem acessórios.
Deite ou sente em um lugar confortável e respire lenta e profundamente durante alguns segundos. Contraia fortemente a musculatura do assoalho pélvico, mantendo a contração durante 2 segundos. A contração pode ser sentida fechando o ânus e a vagina, ou puxando toda a região para dentro.
Após os 2 segundos, relaxe os músculos e descanse durante 8 segundos. Faça repetições de 8 a 10 vezes consecutivas, sendo por fim recomendado realizar uma última contração que dure entre 8 a 10 segundos seguidos, se você conseguir. Sempre respeite seu tempo e sua evolução individual.
Para evoluir é necessário o uso de acessórios.
Como na prática de qualquer exercício lembre-se de respirar |
Cuidados e contra indicações
Você não chega na academia e já sai levantando peso e praticando exercícios por conta própria, né? Pois é, no caso do pompoarismo não é diferente.
No caso de pessoas que apresentam alguma condição física excepcional como gravidez, endometriose, inflamações pélvicas, infecções sexualmente transmissíveis ou urinárias devem resolver o problema antes de começar a técnica.
Mesmo que você seja saudável, sempre que possível, consulte um profissional de saúde antes de realizar qualquer atividade.
Se você já pratica pompoarismo ou tem interesse em começar, interaja com a gente aqui.