Se você deseja crescer como consultora A Sós, o ideal é começar a trabalhar para fortalecer o relacionamento com o cliente. A concorrência no mercado está cada dia mais forte, mas não há consumidor que resista a um bom atendimento. Sabendo promover seu diferencial, vai fazer você se tornar uma referência no mercado em que trabalha.
Nesse sentido, a maneira de interagir com o seu público faz toda a diferença para você se destacar de outras revendedoras. Além disso, fidelizar pessoas, ou seja, manter os seus clientes, é uma arte que só traz bons resultados, pois o cliente volta a comprar seus produtos e ainda recomenda você para amigos e parentes.
Mas como conseguir esse nível de engajamento? Hoje nós vamos apresentar dicas preciosas para você alcançar os seus objetivos, mas prometa para si mesma que vai colocá-las em prática, certo? Afinal, o que é conhecimento sem o desenvolvimento de ações?
Acompanhe as dicas para melhorar as vendas e, consequentemente, a sua renda! |
1. DISTRIBUA SIMPATIA E SEJA EMPÁTICA
A simpatia é uma característica fundamental para quem trabalha com vendas. Certamente você já deixou de comprar alguma coisa porque o vendedor parecia aborrecido ou agiu como se estivesse fazendo um favor. Então, jamais cometa esse erro: seja uma consultora amiga, distribua sorrisos e gentilezas.
Outro quesito importante é a empatia. Sentir empatia pelo outro é escutá-lo com atenção para compreender as suas necessidades de tal forma como se elas fizessem parte da sua própria vida. Se você conseguir agir assim, vai ficar mais fácil ajudar as pessoas com as soluções que os seus produtos oferecem.
2. JAMAIS FINJA INTERESSE PELO CLIENTE
Todo cliente percebe quando a consultora não se interessa por outra coisa a não ser vender os produtos e fechar as metas do mês. Acontece que isso chega a ser constrangedor para ele, pois ninguém gosta de ser tratado como se não tivesse a menor importância.
Então, seja sincera quando estiver dialogando com o seu público. Nunca tente “empurrar” um produto à força. Ouça mais e fale apenas o necessário para ajudá-lo no que for preciso. Quando tiver oportunidade, faça perguntas para entender melhor os problemas, dificuldades ou necessidades de seu cliente.
3. INVISTA COM TUDO NA CONFIANÇA DO CLIENTE
A confiança é a base de qualquer relacionamento. Leve em consideração que é preciso mostrar ao cliente o quanto ele é importante para você. Portanto, jamais recomende um produto que você sabe que não vai resolver a situação que ele relatou: seja honesta. Se agendou uma visita, chegue rigorosamente na hora combinada.
Faça com que ele confie em você, nas suas indicações, no seu serviço. Isso se constrói com o tempo, mas a cada encontro essa relação vai se fortalecer. Dessa forma, você será reconhecida não como “uma” consultora, mas como “a” consultora (a mais legal, sincera e prestativa). No momento em que você conquista a confiança do seu cliente, você consegue vender cada vez mais para ele.
Abaixo, destacamos 3 estratégias para vender mais para o mesmo cliente! |
1) CRIE UMA PESQUISA DE NECESSIDADES
Com uma pequena lista de e-mails em mãos o próximo passo é bastante prático de ser feito, principalmente para você, que conhece seu mercado como ninguém.
E como isso pode ser feito?
A maneira mais fácil de fazer isto é criando um formulário de pesquisa com perguntas específicas para enviar para seu público. Assim, você consegue descobrir quais são as suas preferências, sabendo o que oferecer na hora de vender!
2) CRIE UM PRODUTO DIGITAL GRATUITO E EXCLUSIVO
Com a lista de contatos chegou a hora de utilizar seu poder.
Uma das principais vantagens da internet é que você pode distribuir qualquer arquivo digital com extrema facilidade! Por isso mesmo você deve usar isto a seu favor…
Crie um arquivo digital sobre seu negócio (planilha, e-book, slides etc…) algo que resolva um problema bastante específico do seu cliente. Lembrando que agora você terá os resultados de sua pesquisa para te ajudar a ter ideias.
Mande este material para sua lista. Com isto você estará entregando valor para seu público e ainda por cima ajudando
3) A TÉCNICA DO UPSELL
Imagine uma pessoa que queira comprar um terno para ir em uma festa. É normal perceber que essa pessoa também teria um interesse em um cinto ou em uma meia. Porém se a vendedora quiser adicionar estes itens a mesma compra, as chances de serem aceitas pelo comprador são menores.
Oferecer um produto ou serviço logo após o pagamento é chamado de Upsell.
Quando você oferece algo imediatamente depois da compra, estrategicamente os fatores psicológicos que levam as pessoas a comprar entram em ação. Mas, há um detalhe: você deve oferecer algo que realmente traga uma grande vantagem para o consumidor, que seja de alguma forma imperdível.
Ficando atento a isso você vai gerar inúmeras oportunidades de oferecer mais para seus clientes e também trará mais valor percebido para seus clientes!
4. FIQUE ATENTA AO FEEDBACK
Toda consultora A Sós deve ter em mente que não existem bons relacionamentos sem feedback. O retorno do cliente é uma opinião extremamente valiosa para ajudar você a crescer profissionalmente. Por isso, escute com atenção o que ele tem a dizer sobre o seu atendimento ou até mesmo sobre a qualidade dos produtos.
Não demonstre raiva quando o feedback for negativo. Apenas ouça, agradeça a observação que a pessoa fez e analise o que pode ser feito para melhorar. Encare a crítica como uma oportunidade de mudar, pois esses momentos servem como indicadores de qualidade da prestação do seu serviço.
5. FAÇA A LIÇÃO COMPLETA E PESQUISE SOBRE O CLIENTE
Você concorda que para conquistar uma pessoa o ideal é saber um pouco sobre ela? Do mesmo jeito é a venda. Conhecer o cliente é fundamental para você saber o que ele gosta, até quanto está apto a gastar, quais os seus problemas, expectativas e muitas outras coisas.
Você pode construir essas informações com o tempo durante o bate-papo nas próprias visitas presenciais ou fazer uma busca simples nas redes sociais. O ideal é ter esses dados registrados em um aplicativo específico para essa finalidade para que você possa personalizar o atendimento de acordo com as preferências de cada cliente.
Pesquise, conheça! |
6. CUIDE BEM DA SUA APARÊNCIA COMO CONSULTORA A Sós
A aparência é extremamente importante em um encontro de negócios, principalmente para você, que representa uma empresa conceituada. Por esse motivo, evite usar roupas que deixam você com aspecto de desleixada. Jamais use um decote exagerado: vista-se de maneira discreta.
Se gosta de usar esmalte nas unhas, cuide para que a pintura seja renovada para que não apareçam aquelas falhas que prejudicam o visual das mãos. Por último, capriche na maquiagem e escolha um perfume suave. Aproveite para usar os produtos da A Sós que você vende para causar boa impressão.
7. INVISTA EM PROMOÇÕES PARA FIDELIZAR O CLIENTE
As promoções são ótimas alternativas para aumentar suas vendas como consultora A Sós, além de ajudar a fidelizar o cliente. Mas tenha cuidado: selecione os produtos que você considera viáveis para dar o desconto. Evite baixar o preço do produto apenas com a intenção de agradar e fechar a venda, porque se isso acontecer você vai entrar em um caminho difícil de voltar.
Ofereça sachês grátis para que o seu público se familiarize com os produtos. O sachê pode conquistá-lo de forma especial e fazer com que ele compre aquele determinado produto regularmente. Além disso, todo mundo adora ganhar alguma coisa, não é mesmo?
8. CONTROLE AS SUAS VENDAS
Quando você tem um relacionamento saudável com o cliente fica mais fácil saber o que ele precisa ou adoraria comprar apenas para agradar a si próprio. Acontece que sem o benefício da tecnologia fica impossível guardar as informações de todos os clientes assim, de cabeça.
Imagine depender da memória para prestar um atendimento personalizado para.o cliente? Seria uma gafe atrás da outra! Por isso controle suas vendas em uma planilha ou mesmo em um sistema ERP.
Com essas dicas, você vai crescer muito como consultora A Sós ou até na representação de outras marcas!