conceito de “marketing social itinerante”, buscando assim promover a
saúde sexual e reprodutiva entre a população em geral.
A Instituição utiliza uma estrutura itinerante. Trata-se de um display moderno e com grande visibilidade dos materiais educativos e preservativos, atraindo assim a atenção dos transeuntes e reunindo, em consequência, um maior número de pessoas atendidas. Em alguns locais, quando há possibilidade, o Barong infla sua marca registrada, um inflável em formato de camisinha de 5 metros.
O Barong disponibiliza a sua equipe multidisciplinar – psicólogas, sexólogas, arte educadores e agentes de saúde – a toda população. Os profissionais do Barong realizam aconselhamentos, pronto-atendimento psicológico, encaminhamentos para os serviços de saúde e esclarecem dúvidas sobre saúde sexual e reprodutiva; sempre com delicadeza e bom humor.
Desde a sua fundação é apoiado e reconhecido pela Coordenação Nacional de Aids, Programa Estadual de Aids de São Paulo e Coordenação Municipal de Aids. Em 2002 a Instituição recebeu o Primeiro Lugar no Prêmio de Ações Sustentáveis em Hiv/Aids do Ministério da Saúde; em 2004, venceu o Prêmio Aids Responsabilidade Social Saúde Brasil e em 2005 também foi indicado a este mesmo prêmio.
A Instituição é reconhecida também por sua capacidade de realizar campanhas educativas em espaços públicos, tendo pesquisas, estudos e trabalhos publicados sobre vulnerabilidade e comportamentos de risco em situações de lazer, férias e afins.